Meados de 2000

Iniciei a carreira em Telecom, já formado em Técnico em Eletrônica, pela ETEC e cursos pelo Senai, passando por diversas empresas, inicialmente Nec do Brasil e sua filial de Serviços Nesic do Brasil.

Dezessete de Abril de 2020, cheguei na cidade de São Paulo, oriundo do interior cidade de Botucatu-SP. Ainda tímido com um pouco de cisma e ao mesmo tempo feliz pela oportunidade me concedida, a principio fui morar na Vila Prudente, Rua Pindamonhangaba,



Vila Prudente


Muito fizemos nesse local, morei numa republica e trabalhamos na empresa Nesic do Brasil, após 2 semanas fiquei locado dentro da empresa Nec do Brasil, por onde eu vou adquirir conhecimentos e abrir meus horizontes. Inicio os trabalhos com Analise e Reparos de placas dos equipamentos Nec do Brasil, voltado para atender a Telefonica, com isso surgem outras oportunidades, mudei pra Vila Mariana. Fui morar numa pensão, onde sua maioria eram pessoas idosas e ali a paz reinava, não podia fazer barulhos, chegava cedo da rua.



Vila Mariana



Foi um período muito bom na Vila Mariana, tudo por ali estava ao nosso alcance, então nessa pensão éramos em 18 pessoas funcionários da empresa Nesic do Brasil, nesse momento já iniciava os trabalhos de rua, implantação dos sistemas de armários opticos da Nec do Brasil, a tecnologia nessa época em franca expansão, se você falasse que tinha alguém recém formado, as empresas contratavam na ora. Todos os dias as 05:15 am ali estava o povo no aguardo do fretado, chegará em Guarulhos as 07:10 am, era assim nossa rotina, as 17:20 pm retornava pra pensão. 


Armário óptico Nec do Brasil

Esse equipamento era o que existia de mais moderno na época, transformava sinal de fibra óptica em par metálico que levaria até a casa do cliente final. que ao longo dos anos após, vinha ser usado para gerir o sinal de internet e difundir a tão usada hoje redes sociais. Nesse momento, quem usava a internet necessitava de um telefone e uma placa de discagem de telefonia em seus computadores. Com isso começa a popularizar os telefones e aumentando as quantidade de clientes, a tecnologia continua avançando.
Contudo as empresas cada vez mais a procura de pessoas para trabalhar em Telecomunicações, A Nesic do Brasil abre novos projetos, me interessei e fui fazer o curso da tão conhecida NORTEL, essa empresa traz ao mercado Brasileiro o chamado optera STM, esses equipamentos eram muito caros, o que passaria a trafegar em cima seria coisas muito pesadas, somente tráfego bancário, após a instalação do bastidor, que mais parecia uma geladeira, rodar o script de programação durava em torno de 3 horas.


Bastidor com placa STM 16



Meados de 2001

Até aqui, tudo ia bem, iniciava a faculdade de Engenharia Elétrica na Unicid da Vila Carrão onde consigo ampliar ainda mais meus horizontes, nesse momento toda turma da empresa resolvem alugar uma casa, e lá vamos nos morar na Mooca.



 
Mooca

Por aqui eu fico até o final de 2003, onde após 11 de setembro de 2001, um período tenebroso se inicia e a empresa Nortel passa por problemas financeiros e com isso se inicia o fechamento de um ciclo, mas nesse bairro e nos projetos da Empresa Nortel eu fui muito feliz e me possibilitou um crescimento gigantesco.
E como todo bom Brasileiro eu não desisto nunca, fico desempregado e começo uma procura por emprego e se fecha meu ciclo com a empresa Nec do Brasil, Nesic do Brasil e Nortel Canadense.
Depois de longas procuras e muitas entrevistas eu resolvo trabalhar de motoboy, pois as contas chegam e necessitam ser pagas.

Após um longo período, decido trancar a Faculdade por vários motivos e retorno pra Botucatu-SP, no dia seguinte começo a trabalhar no ramo de reparo de placas eletrônicas, com isso faço uma boa grana e as coisas perdidas anteriormente começam a retornar, após um ano e meio eu começo a reparar placas de celular.

Celulares antigos comparados com o atual.



 





 
 

Comentários